A prótese é a área da odontologia que tem a importante função de reabilitar a função mastigatória, estética e fonética através do uso de próteses dentárias para substituir os dentes naturais que foram removidos. Vale lembrar que qualquer tipo de prótese dentária exige um período de adaptação e que o cliente deve estar consciente disso.
Existem diferentes tipos de próteses: as TOTAIS, que são as dentaduras, as PARCIAIS, às quais estão incluídas as de grampo, as próteses ADESIVAS e as próteses FIXAS – unitárias, quando há perda de uma unidade dentária e PONTES (quando há perda de mais de um dente), além das PRÓTESES SOBRE IMPLANTES.
Os implantes dentários sempre são as melhores alternativas quando existem dentes perdidos, sendo que a prótese fixa vem como segunda opção. Os Implantes Unitários ou os Implantes Múltiplos fornecem as melhores soluções para espaços edêntulos (sem dentes).
As próteses sobre implantes estão cada vez mais sofisticadas e eficientes, tendo uma adaptação e resistência satisfatórias.
A Prótese Fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. Muitas vezes as próteses são capazes de embelezar o seu sorriso. Também chamada de ponte fixa é utilizada quando há ausência de dentes. Geralmente é fixada em dois ou mais dentes vizinhos ao dente ausente. Dentes artificiais em cerâmica ou em resina são confeccionados em um laboratório e colocados suspensos para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada sobre os dentes vizinhos, criando uma aparência de novos dentes.
A prótese fixa nunca é removida, ao contrário de uma prótese removível. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais e proporciona uma boa mastigação e a aparência de dentes saudáveis. O material mais comum utilizado em próteses fixas é a cerâmica unida ao metal, entretanto em casos onde se deseja uma estética superior utilizamos próteses estéticas totalmente cerâmicas(100%).
As Próteses Fixas são muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. A principal desvantagem da prótese fixa é que exige o desgaste completo de dentes sadios, o que pode enfraquecer os dentes. Outras opções de tratamento seriam as próteses adesivas, próteses removíveis e os implantes.
O uso de próteses fixas não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação posterior de implantes. A prótese adesiva, em relação aos implantes, apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana tem um bom aspecto estético, mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca.
As próteses são peças confeccionadas com a finalidade de repor dentes ausentes e podem inclusive embelezar o seu sorriso. Existem dois tipos de Próteses Removíveis: Totais e Parciais.
As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes. Quando bem indicada tem uma boa acomodação, adaptação e conforto para o cliente. Esta prótese é feita de resina e tem uma estrutura com grampos de metal, o que pode ter o inconveniente de afetar a sua estética. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade.
As Próteses Totais (dentaduras) são aquelas que repõem todos os dentes de uma vez, superior ou inferior, ou ambos. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em resina muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva e o palato (“céu da boca”) transparente. Inicialmente, a mobilidade da prótese total pode promover feridas na boca algumas vezes o que torna o seu uso desconfortável, daí a importância da visita de ajustes após a entrega da prótese. O uso de Próteses removíveis não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação de implantes num futuro, ou tornar a prótese solta com o tempo.
As melhores alternativas para o uso de próteses são aquelas que envolvem implantes. Implante dentário é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Consiste em raízes artificiais que são instaladas de forma muito simples, rápida e indolor, no osso maxilar para repor um ou mais dentes perdidos.
Coroas são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural e são coladas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo. Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.
É possível confeccionar coroas em materiais como metais (ouro e outras ligas), ou em resinas (plástico), em metalocerâmica (feitas com uma estrutura de metal revestida por porcelana) ou em cerâmica pura (estéticas).
Cada material apresenta um balanço de propriedades que limita a sua aplicação. Os metais fornecem alta resistência à baixa estética, a resina média estética e baixa resistência e as cerâmicas fornecem alta estética e alta resistência. As metalocerâmicas fornecem a resistência do metal com a estética da porcelana, sendo as mais utilizadas. Porém, sabe-se que com o tempo existe o risco de que uma retração gengival exponha a margem em metal, comprometendo a estética do trabalho.
As coroas são muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica de check-up.
Dependendo da destruição da coroa, e se houve tratamento do canal do dente, por vezes é necessária a instalação de um núcleo no interior da raiz. Essa instalação é indolor e tem como finalidade reforçar a raiz e recuperar a estrutura dentária para que ela possa suportar uma nova coroa. Nesta situação de só ter a raiz dentária, muitas das vezes é necessária o procedimento de “aumento de coroa clínica” que é realizada pelo Periodontista.
Os principais tipos de porcelanas importadas para prótese metal-free são Zirconia (antigamente chamada Procera), Dissilicato de lítio (Emax), Leucita (Empress) e Alumina – In Ceram (em desuso).
O processo de fabricação de uma coroa de porcelana pura sem metal (metal free), tem etapas parecidas ao de uma coroa de porcelana convencional com metal interno (metalocerâmica), porém as estruturas de reforço são brancas.
São tipos de trabalhos que podem ser feitos com porcelana pura sem metal (metal free):
Nosso consultório odontológico, na região noroeste de Belo Horizonte há mais de 15 anos, reúne uma equipe de dentistas altamente qualificada, com profissionais especializados nas diversas áreas da odontologia.
Agende sua consulta, faça uma avaliação odontológica e surpreenda-se com o que podemos fazer pela sua saúde bucal.
Consultório odontológico no bairro Dom Bosco, próximo aos bairros Alípio de Melo, Alto dos Pinheiros, Aparecida, Belém, Bonfim, Caiçara, Califórnia, Camargos, Carlos Prates, Castelo, Coqueiros, Coração Eucarístico, Dom Cabral, Ermelinda, Frei Eustáquio, Glória, Inconfidência, Ipanema, Jardim Alvorada, Jardim Inconfidência, Jardim Montanhês, Jardim Vitória, João Pinheiro, Lagoinha, Minas Brasil, Monsenhor Messias, Nova Cachoeirinha, Padre Eustáquio, Pindorama, Santo André, São Salvador, Sumaré, Vila Virgínia.