A odontologia restauradora se concentra na reparação ou substituição de dentes. Seu principal objetivo é melhorar a saúde bucal e a função mastigatória.
Dentistas generalistas — às vezes chamados de dentistas de família — realizam odontologia restauradora. Exemplos de procedimentos odontológicos restauradores incluem coroas, pontes, implantes e dentaduras.
Você pode precisar de odontologia restauradora se tiver:
A odontologia restauradora se concentra em melhorar a saúde e a função bucal. A odontologia estética se concentra em melhorar a aparência do seu sorriso.
Alguns procedimentos odontológicos oferecem melhorias funcionais e estéticas (odontologia restauradora estética). Por exemplo, uma coroa dentária restaura a função mastigatória, mas também pode deixar seu sorriso mais uniforme.
A odontologia restauradora oferece a melhor chance de uma saúde bucal duradoura. Seu dentista pode ajudar a restaurar a funcionalidade completa do seu sorriso, corrigindo dentes danificados ou cariados. Isso melhora sua capacidade de comer, falar e mastigar.
Existem vários tipos diferentes de restaurações dentárias, dependendo das suas necessidades específicas de saúde bucal:
Quando bactérias corroem o esmalte dos dentes e causam um buraco, isso é chamado de cárie. Cáries menores geralmente são reparadas com obturações dentárias .
Durante este procedimento, o dentista remove a parte cariada do dente e preenche o buraco com um material composto da cor do dente. Isso interrompe a progressão da cárie dentária e reduz o risco de danos futuros.
Dentistas usam coroas dentárias para reparar grandes cáries ou restaurar dentes quebrados. Às vezes chamada de capa, a coroa se ajusta sobre todo o dente.
Para colocar uma coroa, o dentista precisa remover parte do esmalte natural do seu dente. Ele vai alterar o seu dente (raspar parte dele) e, em seguida, colocar uma coroa sobre ele.
Às vezes, uma cárie é grande demais para uma restauração, mas pequena demais para uma coroa. Nesse caso, seu dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Essas restaurações personalizadas se encaixam na estrutura natural do seu dente como peças de um quebra-cabeça. Seu dentista as fixa permanentemente no lugar.
Inlays e onlays são semelhantes. Enquanto um inlay preenche a área entre as cúspides dos dentes, um onlay também cobre pelo menos uma cúspide.
Às vezes, uma cárie ou rachadura penetra profundamente no dente a ponto de atingir a polpa. Se bactérias entrarem na polpa do dente, podem causar uma infecção dolorosa. Nesses casos, o tratamento de canal é necessário.
Durante este procedimento, o dentista remove a polpa doente, incluindo os pequenos nervos e vasos sanguíneos internos do dente. Em seguida, ele limpa e desinfeta completamente as superfícies internas do dente e preenche os canais com um material dentário emborrachado chamado guta-percha. Em seguida, ele coloca uma obturação para selar o dente e impedir a entrada de bactérias.
Na maioria dos casos, pessoas que passam por tratamento de canal também precisam de uma coroa para fornecer resistência e suporte adicionais.
Uma ponte dentária pode substituir um único dente ausente ou uma fileira de dentes ausentes. Uma ponte consiste em dentes artificiais com coroas dentárias em ambos os lados. Seu dentista alterará (reduzirá a espessura) seus dentes naturais em ambos os lados do espaço. Em seguida, ele colará a ponte aos seus dentes naturais. As coroas se encaixam sobre os dentes naturais e os dentes artificiais preenchem o espaço entre eles.
Um implante dentário é um pequeno pino rosqueado que substitui a raiz de um dente ausente. Depois que o dentista adiciona uma coroa ao implante, ele funciona como um dente natural.
Seu dentista pode restaurar implantes dentários com coroas, pontes e até dentaduras. Ao contrário das coroas e pontes tradicionais, os implantes não exigem alteração dos seus dentes naturais. Muitos dentistas consideram os implantes o padrão ouro da substituição dentária.
Próteses dentárias são outra opção tradicional de substituição de dentes. Próteses totais substituem uma arcada inteira de dentes perdidos. Próteses parciais substituem vários dentes perdidos em diferentes áreas. As dentaduras ficam sobre a gengiva, e o maxilar inferior as sustenta.
Você também pode optar por próteses dentárias suportadas por implantes . Esses aparelhos são semelhantes às próteses tradicionais. Mas, em vez de ficarem sobre a gengiva para suporte, elas se fixam a implantes dentários. Isso oferece muito mais estabilidade em comparação com as próteses convencionais.
A odontologia restauradora oferece uma ampla gama de benefícios para pessoas de todas as idades. Por exemplo, ela pode:
O risco mais comum é sensibilidade ou desconforto geral após um procedimento de odontologia restauradora. Muito raramente, você pode ter uma infecção ou reação alérgica aos metais utilizados.
Restaurações dentárias apresentam riscos muito baixos. Mas coroas, por exemplo, podem lascar ou se soltar. Se você tiver cáries profundas ou demorar para obturar cáries, isso pode levar a um tratamento de canal ou extração dentária. Entre em contato com um dentista imediatamente se tiver algum problema com seus dentes.
Nosso consultório odontológico, na região noroeste de Belo Horizonte há mais de 15 anos, reúne uma equipe de dentistas altamente qualificada, com profissionais especializados nas diversas áreas da odontologia.
Agende sua consulta, faça uma avaliação odontológica e surpreenda-se com o que podemos fazer pela sua saúde bucal.
Consultório odontológico no bairro Dom Bosco, próximo aos bairros Alípio de Melo, Alto dos Pinheiros, Aparecida, Belém, Bonfim, Caiçara, Califórnia, Camargos, Carlos Prates, Castelo, Coqueiros, Coração Eucarístico, Dom Cabral, Ermelinda, Frei Eustáquio, Glória, Inconfidência, Ipanema, Jardim Alvorada, Jardim Inconfidência, Jardim Montanhês, Jardim Vitória, João Pinheiro, Lagoinha, Minas Brasil, Monsenhor Messias, Nova Cachoeirinha, Padre Eustáquio, Pindorama, Santo André, São Salvador, Sumaré, Vila Virgínia.